22 de set. de 2016

ADCT (Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - CESPE)

1 (CESPE – Procurador do Estado – BA/2014) Em relação ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), julgue os itens seguintes

1.1 No ADCT, não há previsão expressa para que o Brasil envide esforços para a formação de um tribunal internacional dos direitos humanos.


Gabarito: Errada. O Art. 7º do ADCT assim dispõe: “O Brasil propugnará pela formação de um tribunal internacional dos direitos humanos”


1.2 O ADCT concedeu anistia àqueles que foram atingidos por atos de exceção, institucionais ou complementares, em decorrência de motivação exclusivamente política


Gabarito: Correta. O art. 8º do ADCT assim dispõe: “É concedida anistia ao que, no período de 18 de setembro de 1946 até a data da promulgação da Constituição, foram atingidos, em decorrência de motivação exclusivamente política, por atos de exceção, institucionais ou complementares...”


1.3 Segundo o ADCT, a revisão constitucional será feita a cada cinco anos, em sessão bicameral do Congresso Nacional.



Gabarito: Errada. Assim reza o Art. 3º do ADCT: “A revisão constitucional será realizada após cinco anos, contados da promulgação da Constituição, pelo voto da maioria absoluta dos membros do Congresso Nacional, em sessão unicameral.”